As pessoas cada vez mais consomem produtos industrializados, numa velocidade constante
- 01/06/2022
- 0 Comentário(s)
A relação entre o homem e o meio ambiente não é algo fácil. Diferentemente dos índios que tratavam a natureza com devoção e cuidado, os Europeus invadiram o território brasileiro com objetivo de exploração e zero preocupação com o meio ambiente. O tempo passou, mas ainda existem muitos desafios para melhorar nessa relação, como por exemplo, o consumismo e a poluição exacerbados das pessoas, a falta de comprometimento ambiental das empresas e o pouco investimento político.
Sabe-se que o número de lixo produzido no Brasil e no mundo é intenso. As pessoas cada vez mais consomem produtos industrializados, numa velocidade constante, graças à tecnologia intensa dos dias atuais. Os seres-humanos estão tão ocupados com o dia-a-dia que não se preocupam com o destino dos recursos e muito menos com as conseqüências dos seus atos. Pode - se citar várias ações preocupantes, como a sujeira nas ruas; o desperdício de água; o uso constante de plásticos e outros produtos que demoram a se decompor; a falta de reciclagem, entre outros problemas que só destroem o meio-ambiente.
Além disso, muitas empresas utilizam os recursos escassos do planeta, sem os cuidados necessários e acabam poluindo e destruindo o ciclo natural do meio- ambiente. Um exemplo dessa situação, no Brasil, foi a catástrofe da barragem em Mariana, onde diversas pessoas morreram, por falta de manutenção em algo que interferia diretamente na natureza. Logo, é necessária uma maior responsabilidade por parte dos empresários, para evitar casos desastrosos como esse novamente.
Por outro lado, nada adianta as pessoas e empresas se mobilizarem, se o governo não fizer o devido estímulo para melhorar essa relação tão conturbada. É preciso que haja um sistema mais eficiente de coleta de lixo, com a separação correta para reciclagem. Ou seja, cada município, em parceria com o Ministério do meu ambiente precisa implementar a coleta seletiva para o devido destino dos recursos. Além disso, as empresas precisam ser mais cobradas e multadas quando desrespeitarem o meio ambiente, através dos órgãos públicos de controle. E por último, é importante a inserção de propagandas, feitas pelo governo federal, nas mídias sociais, que estimulem a preservação e cuidado com meu ambiente, possibilitando a sustentabilidade do planeta terra.
Escrito : Joyce Figueiredo