Missão prega a Bíblia à comunidade na Etiópia: “Deus está trazendo restauração”

  • 13/06/2024
Missão prega a Bíblia à comunidade na Etiópia: “Deus está trazendo restauração”
Missão prega a Bíblia à comunidade na Etiópia: “Deus está trazendo restauração” (Foto: Reprodução)

Após anos da guerra que devastou a região de Tigray, no norte da Etiópia, entre 2020 e 2022. As famílias foram despedaçadas e perderam a esperança. 

Samrawit e sua família sofreram com a extrema violência de grupos armados. Apesar do caos, ela relembrou dos períodos de paz antes dos conflitos.

Ela e o marido administravam um negócio de roupas e além de sustentar a família, ajudavam pessoas vulneráveis na região.

Samrawit e seus três filhos nunca passaram por períodos de medo, dores e fome. Mas tudo mudou em 2020 com o início da guerra. 

O marido de Samrawit foi amarrado e espancado na frente dela e dos filhos. Os extremistas o levaram e desde então, ela nunca mais teve notícias dele.

Recentemente a missão Samaritan’s Purse, reuniu voluntários para ajudar a população local através de programas sociais e a pregação do Evangelho.

“As mulheres assistiram aos horrores da guerra se desenrolar diante dos seus olhos, mas não conseguiram reagir”, disse Rachel Chadalavada, responsável pelo programa na Etiópia. 

Segundo Rachel, Samrawit superou a dor enquanto tentava parecer forte para os filhos, mas os meses se transformaram em anos, e o desespero a dominava quando as crianças passavam por necessidades.

“Eu estava pensando que se não conseguisse nenhum tipo de comida para meus filhos e para mim, cometeria suicídio”, disse Samrawit.

A partir desse momento, Deus a conectou com a Samaritan’s Purse: “Não consegui amamentar minha filha, então me deram leite. Eles deram comida e outros itens, como um colchão para dormir. Nenhuma palavra pode explicar o quanto eu os agradeço por cuidarem de mim”, disse ela.

(Foto: Reprodução)
A Samaritan’s Purse na comunidade. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)

Cura de traumas

Com maridos, pais e irmãos na linha da frente ou capturados, inúmeras mulheres e crianças ficaram vulneráveis. A missão informou que muitas sofreram violência sexual e até tortura.

Embora tivessem sido assinados acordos de paz, não havia paz para famílias como a de Samrawit.

Então, a Samaritan’s Purse começou a trabalhar com igrejas locais para fornecer um programa de cura de traumas baseado na Bíblia.

“Tivemos a oportunidade de fornecer programas de recuperação de traumas e de realizá-los a partir de uma perspectiva bíblica”, disse um voluntário.

E continuou: “Podemos dizer que Deus ama e tem um plano para você. Ele não se esqueceu de você ou o abandonou, e estamos aqui para cuidar de você por causa do amor de Cristo”.

Samrawit e muitos outros como ela conversaram com os conselheiros do programa sobre suas experiências. Os próprios conselheiros também sobreviveram a violência semelhante durante a guerra. Agora eles equipam outras pessoas para superar o trauma e lembrar vítimas como Samrawit de que não estão sozinhas. 

Até agora, o programa ajudou 1.600 homens e mulheres a enfrentar essas experiências e a vergonha que os manteve calados durante tanto tempo.

“Um dia, eu disse aos soldados: ‘Por favor, quero morrer. Salve meus filhos, mas minha vida acabou. Fui excluída da comunidade e os ouvia falando sobre o que as forças armadas tinham feito comigo”, disse Samrawit. 

Através do programa de cura de traumas, a vergonhosa foi transformada em esperança: “Ainda estou mentalmente estressada com a experiência, mas também consigo sentir a felicidade voltando. Eu nem imaginava que estaria nesse estado novamente”.

(Foto: Reprodução)
Samrawit em sua loja. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)

Novo começo

Através do programa de cura de traumas, Samrawit recebeu formação profissional e uma ajuda de custo para iniciar sua própria empresa. 

Com sua experiência empresarial anterior, ela comprou produtos e começou a vender roupas, sapatos e outros produtos básicos em um mercado local. 

“Antes era muito difícil cuidar dos meus filhos, mas depois que conheci a Samaritan’s Purse — graças a Deus — estou gerando renda e meus filhos ainda estão vivos. Eles não estão mais com fome”, testemunhou ela.

“Aprendi como apoiar outras pessoas. Agora estou gerando uma renda diária e não vou ficar com ela. Em vez disso, darei a alguém necessitado”, concluiu.

 

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/missao-prega-biblia-comunidade-na-etiopia-deus-esta-trazendo-restauracao.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deixa

Maria Marçal

top2
2. Yahweh se manifestará

Oasis Ministry

top3
3. Sobre a tua Palavra

Kelly Blima

top4
4. Vem me Salvar

Pr Darvi Santos

top5
5. Autor da Minha Fé

Jefter Figueiredo

top6
6. Eu não perdi o controle

Samuel Messias

top7
7. A cura

Marcelo Assumpção

top8
8. Joy In The Morning

Tauren Wells

top9
9. Estamos de Pé

Pr Marcus Salles

top10
10. Jeová Jireh

Aline Barros


Anunciantes